10 alimentos para não espirrar

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A alergia é uma resposta inflamatória do sistema imunológico desencadeada, entre outras substâncias, por histamina, responsável pelos principais sintomas (comichão de olhos, corrimento nasal…). Ocorre quando um alérgeno superar as primeiras barreiras de defesa do organismo, a pele e as mucosas.


Para prevenir, o melhor que você pode fazer é cuidar de seu sistema digestivo, uma vez que nele reside a 70% do sistema imunitário. Também é importante ajudar o fígado nos meses que antecederam o aparecimento de alergias.


Cuidar do fígado


Através da alimentação é essencial, pois, cuidar da parede intestinal, as mucosas digestivas e da microbiota, para que o intestino possa exercer corretamente suas funções: absorver nutrientes, agir como uma barreira contra patógenos e gerar substâncias benéficas. Além disso, temos de apoiar a função hepática.


alimentos que te prejudicam, em especial alimentos irritantes, como o café, o glúten, laticínios e açúcar, pois danificam a integridade da parede intestinal, saturam o fígado e facilitam a acumulação de toxinas.


Microbiota equilibrada


Os alimentos que te propomos a seguir, em contrapartida, são especialmente benéficos. Incorpóralos à sua alimentação para que seu organismo possa enfrentar a primavera melhor preparado:


1. Maçã-rica em quercitina


É rica em quercitina, um flavonóide que tonifica o sistema imunitário e ajuda a minimizar a resposta alérgica.


Tomada pelo menos uma por dia, crua ou cozida.


2. Cúrcuma e gengibre, duas especiarias muito protetoras


A curcumina é antioxidante e anti-inflamatória.


O gengibre desinflama, melhora a digestão e tonifica as defesas.


Inclui 2 fatias de cada um por dia em seus chás, molhos ou outras receitas.


Alimentação saudável


3. Alho imunoestimulante


Fortalece o sistema imunitário. Quando ingerido cru e esmagado, fornece substâncias que inibem a ação de certas enzimas inflamatórias que podem provocar reações alérgicas.


Leva 2 dentes de alho ao dia. É melhor que o alho está cru e esmagado.


4. Fermentados


Os conserva (picles), o kimchi (acelga) e o chucrute (repolho branco) alimentam a microbiota intestinal.


Seu sabor ácido , se beneficia da atividade hepática.


Pegue uma pequena porção por dia, por exemplo, um picles, para acompanhar a refeição.


Passo a passo


5. Cebola crua anti-histamínica


Este bulbo, como todos os de sua família, fornece aminoácidos sulfurados necessários para a função hepática.


Além disso, a cebola também é rica em quercitina, um antioxidante com ação anti-histamínica.


Tomar 1 por dia, cru e macerada ou bem cozida.


6. Sementes de linho contra a inflamação


O óleo de sementes de linho (ecológico e de primeira pressão), as sementes de chia ou de cânhamo são imprescindíveis para prevenir e melhorar as alergias por ser fonte de ômega-3, um potente anti-inflamatório.


Adicione 1 ou 2 colheres de sopa ao dia, melhor ainda triturados, iogurtes, mueslis, batidos, arroz…


7. Chá verde, um bom antialérgico


Contém galato de galato (EGCG), que neutraliza um receptor envolvido na produção da resposta alérgica. Além disso, o chá verde é rico em antioxidantes com ação anti-inflamatória.


Beba 1 xícara ao dia, fora das principais refeições.


Medicinal e nutritivo


8. Cenoura rica em beta-caroteno


Todos os alimentos ricos em beta-caroteno e vitamina A tem uma função de protecção do sistema imunitário, que é maior se aliñan com uma gordura saudável.


Toma-a , em dias alternados, sempre levemente cozida.


9. Col


É rica em glutamina, um aminoácido que ajuda a cicatrizar a parede intestinal quando há hiper permeabilidade e favorece as funções do sistema digestivo.


Crua é rica em vitamina C, necessária para a função hepática e para tonificar o sistema digestivo.


Você pode comê-lo 4 vezes por semana, em sumo, o vapor, fervida…


No seu ponto


10. Escarola


Seu sabor amargo ajuda a função hepática e a desintoxicar o organismo.


Se escolher as folhas mais verdes, ricas em clorofila, melhoraremos os efeitos ainda mais, já que a clorofila ajuda a depurar o sangue.


Inclui um pouco de escarola ou outras folhas amargas cada dia em sua salada.