10 dicas para não dormir ao volante

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As pálpebras cada vez mais pesados, os movimentos mais lentos e desajeitados, bocejos frequentes… Os ataques de sono são um problema muito subestimado, mas ao volante são a causa de inúmeros acidentes. Por quê? O sono provoca dificuldade para manter a atenção, reduz a vigilância e complicado levar uma trajetória e velocidade constantes.

Nos últimos cinco anos, de facto, em Portugal, aumentou o número de acidentes por adormecer enquanto se conduz, e são cerca de 800 pessoas que faleceram em 2012 por causa da sonolência. Assim o assegura um estudo realizado pela Fundação Linha Direta. A Direcção-Geral de Viação (DGV) acrescenta que “a sonolência e a fadiga se relacionam com entre 20% e 30% dos acidentes de trânsito”.

Para evitar adormecer enquanto se conduz é possível utilizar algumas estratégias, como as que se indicam neste matéria, sem perder de vista que o principal, no caso de ter o sono, é se afastar ao sarjeta ou chegar a uma área de serviço e dormir o necessário.

Imagem: andresr

1. Refresque-se com lenços umedecidos

Se o motorista começa a notar pesado, pode usar toalhetes para refrescar o rosto, a nuca e as bonecas, e assim poder espabilarse. Muito importante! É uma solução que não serve para despertar, mas também para aliviar a fadiga, o que se deve tomar como uma estratégia momentânea, que não substitui nunca o descanso.

2. O Cante em voz alta se você estiver muito cansado!

Às vezes, como em auto-estradas e vias rápidas, o trajeto é muito monótono e dirigir se torna uma tarefa muito pesada. Um modo de combater essa sensação é a de aumentar o volume da música e cantar em voz alta. Mas não é aconselhável colocar as músicas preferidas, pois podem relaxar e chegar a distrair, obtendo o efeito contrário ao desejado.

3. Mastigar devagar para manter-se alerta

É recomendável mastigar pedaços de pêra, maçã ou laranja e, até mesmo, um chiclete se nota cansaço ao dirigir. O importante é usar algo estimulante entre os dentes enquanto se está ao volante, pois assim se consegue ativar as papilas gustativas, uma maneira eficaz de manter-se acordado e em estado de alerta.

4. Mudar a postura ou a posição do assento

Permanecer na mesma posição durante horas provoca fadiga e sono. Sem fazer grandes mudanças, nem bruscas (para não ter que mudar a posição de espelhos, etc.), você pode mover-se ligeiramente o assento. Colocá-lo em uma postura diferente pode ser muito útil, pois ativa o estado de atenção.

5. O Parar e não lutar contra o sono!

Em um combate contra o sono, sempre perdemos. É importante lembrar, e ter presente que o melhor para acabar com ele é descansar. Se a sonolência e a fadiga são importantes enquanto se conduz, há que ir até uma área de serviço ou na sarjeta e lá dormir o tempo que for necessário para se recuperar.

Imagem: Greyerbaby

6. Descansar bem antes de dirigir

Um descanso reparador é fundamental para conduzir cancelado. Quando de antemão se sabe que haverá que fazer uma viagem, convém descansar muito bem no dia anterior e nunca dormir menos de sete horas. E, como indica a DGT, não há que entrar em rota depois de terminar uma longa jornada de trabalho, nem viajar durante as horas em que normalmente se dorme; tanto o cérebro como o corpo está acostumado a descansar a essa hora, pelo que é provável que o volante é um fatigue mais.

7. Como receita contra o sono? Turnos para conduzir

Um conselho de senso comum é fazer turnos para dirigir durante uma viagem, a fim de repartir os momentos de descanso e fadiga. Mas se você toca dirigir ainda se sente muito cansado ou com sono, deve-se comentar o outro condutor nessa situação e continuar descansando, até ser cancelado a cem por cento.

8. Manter a temperatura ideal

O calor favorece o relaxamento e sonolência, por isso que, diante dos primeiros sintomas de sono, há que baixar a temperatura do habitáculo do carro. Por isso, colocar o ar condicionado para o rosto ou abrir durante um momento as janelas para que entre ar ajudá-lo a manter-se vigilante.

9. Hidrate-se muito bem antes e durante a viagem

A hidratação é fundamental para dirigir, e mais no verão. Isto é assim porque a falta de líquidos pode produzir fadiga muscular e dores de cabeça, além de reduzir a capacidade de atenção básica ao volante. Por isso, a DGT recomenda hidratar o corpo antes de pegar o carro e manter-se assim durante a viagem: sempre com água e refrigerantes, e evite o álcool, além de outros efeitos nocivos, provoca sonolência.

10. Atenção para a comida: o evitar alimentos pesados!

Massas, arroz, batatas ou pão não são bons aliados do carro. Estes alimentos contêm triptofano, um aminoácido que produz sonolência, e melatonina, uma hormona envolvida no sonho. Além disso, os açúcares e o mel, os doces ou os doces também favorecem o sono, e que convém evitar uns e outros se tem a intenção de conduzir.

Também há que fugir de refeições pesadas e adotar uma dieta mais digerível rica em vitaminas, com alimentos facilmente digeríveis. Frutas e legumes são os mais aconselháveis antes de pegar o volante.

Tags:

carro, dirigir, sonho, verão, viagens

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